Lançamento Protótipo Fórmula-E UFPB

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB lançou no último dia 24/11/2017 o primeiro carro de competição do tipo monoposto movido a energia elétrica do Norte/Nordeste.

O projeto Fórmula – E UFPB teve a missão de construir um veículo elétrico de alto desempenho, seguro e confortável. Por ser um carro elétrico, tem-se zero de emissão do CO2, um dos gases causadores do efeito estufa. A Equipe Fórmula - E UFPB foi fundada no ano de 2014 sendo coordenada pelo professor Dr. Euler Cássio Tavares de Macêdo, do departamento de Engenharia Elétrica da UFPB.

reitora

O Fórmula – E UFPB foi um projeto criado para participar da Fórmula SAE, competição que desafia equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo a projetar e fabricar um carro de corrida no estilo fórmula para a competição. O carro será avaliado pelo seu potencial como produto para um público alvo: pilotos amadores de finais de semana, requisito imposto pela SAE/Brasil (Sociedade de Engenheiros Automotivos).

A competição ocorrerá entre os dias 30/11 e 03/12 no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, na cidade de Piracicaba em São Paulo. O “Carcará”, nome dado ao protótipo do fórmula-E está sendo transportado juntamente com o protótipo da Equipe Fórmula Combustão, equipe já consolidada e tradicional de nossa instituição na próxima segunda feira, dia 27/11/2017.

O projeto é multidisciplinar e conta com alunos dos diversos cursos da UFPB, dentre eles, Engenharia Elétrica, Energias Renováveis, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Mídias Digitais, dentre outros.

Confira a matéria do G1 Paraíba.

ASCOM CEAR