CEAR participa de celebração mundial de aniversário do Arduino

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB – CEAR -, realizou neste sábado, 12 de maio, um dia de atividades em comemoração ao aniversário de treze anos da plataforma Arduino. Participando pela terceira vez desta celebração mundial, o CEAR foi um dos 529 centros participantes do evento, que neste ano ocorreu em mais de 90 países espalhados pelo mundo.

Denominado “Arduino Day”, a celebração conta com a participação de makerspaces, hackerspaces, fablabs, associações, professores, profissionais e novatos na área que se reúnem em eventos voltados para a comunidade, em geral, trocar conhecimentos através de diferentes atividades, dentre elas: aulas de introdução básica ao Arduino, workshops, palestras, mostras de projetos, exposições e confecção de PCI dedicada ao Arduino.
O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica – PET -, e o Ramo IEEE da UFPB foram os organizadores desta comemoração que ocorreu nos laboratórios do CEAR. O evento foi aberto a estudantes dos ensinos médio e superior, que puderam se inscrever e participar das mais de 10 horas de programação dedicadas à plataforma de código aberto.

Um dos participantes do evento foi o estudante Pedro. Ele que tem 14 anos de idade, hoje no ensino médio, sonha em cursar Engenharia Mecatrônica. Pedro conta da importância do evento para sua carreira profissional: “Eu achei interessante os minicursos ofertados, esta já é a segunda vez que participo do evento e ele me ajuda na escolha do meu curso e a conhecer mais sobre ele”.
Laís Suassuna, estudante do 2° período do curso de Engenharia Elétrica da UFPB, também participou do “Arduino Day” e falou da importância da celebração para sua formação acadêmica: “Eu achei o evento muito interessante, principalmente porque ele traz muitas informações que podemos utilizar no decorrer do curso e que ajudam na nossa formação por estar relacionado ao que já vimos estudando. Valeu muito a pena ter deixado de estar em casa e ter vindo participar do evento”.

Por Jéssica Soares – estagiária de Jornalismo do CEAR/UFPB