Grupo de Pesquisa SG2 participa de Projeto da ANEEL

O Smart Grid Group (SG2) grupo de pesquisa do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB (CEAR), esteve na última semana, no dia 25 de junho, em reunião para entrega da segunda etapa do projeto “ARRANJOS TÉCNICOS E COMERCIAIS PARA A INSERÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA EM COMBINAÇÃO COM SISTEMAS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO BRASILEIRAS”. O projeto foi vencedor da chamada nº 21/2016 lançado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em uma parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Alsol Energias Renováveis, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Attachment 1

Nesta etapa foi entregue o estado-da-arte de acumuladores e relatada a inauguração de duas usinas solares, uma em Uberlândia/MG com 300 kWp e outra em Pombal/PB de 116 kWp. Nas próximas etapas serão comprados e instalados acumuladores com potência acima de 1MW. Todas essas usinas e acumuladores serão gerenciados pela equipe da UFPB, no qual serão analisados os impactos que a geração distribuída tem na rede elétrica nacional.