Foi dado início ao Congresso Brasileiro de Automática 2018

Auditório climatizado, poltronas confortáveis e um ambiente propício à troca de saberes. Foi dessa forma que o XXII Congresso Brasileiro de Automática 2018, realizado no Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB), recebeu estudantes, professores e pesquisadores das diversas áreas científicas.

Com objetivo de reunir interessados nos temas relacionados à Automática e Energias Alternativas, o CBA 2018 abordou conhecimentos relacionados a Robótica, sistemas mecânicos e de energia, conteúdos estes inseridos na temática do Congresso. Proporcionando assim uma maior experiência dos participantes com os respectivos campos do saber.

Em entrevista com o palestrante Erik Henrik Jhonhanson, da KTH Royal Institute of Technology, na Suécia, o CBA é uma oportunidade que os estudantes estão tendo de expandir seus conhecimentos para além das salas de aula e dos livros. “Eu acredito que um aspecto importante desse encontro é o contato com pessoas de várias regiões e países que buscam algo em comum: aprender. Vi muitos jovens na platéia, o que me deixou feliz, pois nos passa a certeza de que estamos formando futuros cientistas, tão competentes como nós. Além desses estudantes estarem participando de um evento de grande porte intelectual como este, eles ainda adquirem experiências que talvez nem obtivessem na universidade e nos livros. É uma verdadeira inovação na área científica”, relatou.

De acordo com o palestrante Kash Khorassani, da University of Concordia, Canadá, trazer estudiosos de diversos países para a cidade de João Pessoa é uma grande oportunidade que os estudantes, professores e interessados na área estão tendo de crescer intelectualmente. “Amei a cidade e, apesar de eu ter de ficar apenas dois dias aqui, sairei convicto da responsabilidade que me foi dada enquanto palestrante e do quanto esses conhecimentos são importantes para o campo científico da automática. Além disso, sairei grato por ter compartilhado os meus estudos com essas pessoas”, finalizou Kash Khorassani.

Vladimiro Miranda, da University do Porto, Portugal, também palestrante, comentou sobre a importância do CBA: “O evento é gigante. Nesta área de automação, elétrica e sistemas é o mais respeitado da América do Sul. Reuniu-se aqui gente com um alto gabarito internacional e isso tem um impacto muito grande, seja para a comunidade cientifica ou para os estudantes de todas as áreas envolvidas que apresentam os seus trabalhos para profissionais da área,” destacou o professor.

Por Nilberlandio Silva e Raian Lucas, sob a supervisão de Jéssica Soares – estagiária de Jornalismo do CEAR/UFPB