Café com Robótica participa da programação do CBA 2018

Na terça-feira (11/08) o evento itinerante Café com Robótica esteve presente no 4º dia do Congresso Brasileiro de Automática 2018. A palestra foi ministrada pelos professores Tiago Pereira do Nascimento, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Paulo Drews Junior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento, que é independente de qualquer sociedade, foi idealizada pelos presidentes de capítulos profissionais de robótica da seção Bahia, da seção Sul Brasil e da seção Minas Gerais do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e já marcou presença também na reunião Latino Americana de Robótica e no Encontro de Engenharia Mecânica.

O professor Tiago Nascimento afirmou que a ideia do Café com Robótica surgiu com a necessidade de mapeamento das pessoas que trabalham com robótica no Brasil, considerando que esta abrange ramos da engenharia que estão desprendidos. “A comunidade de robótica no Brasil está separada entre as pessoas que trabalham com computação, as pessoas que trabalham com mecânica e as que trabalham com engenharia elétrica”, disse.

No entanto, os fundadores do evento entendem que esta comunidade de engenheiros que atuam com a robótica deve ser unificada, por isso a ideia do Café com Robótica. “A proposta é mapear, unir esta comunidade e depois conquistar outros objetivos ligados à ciência brasileira”, concluiu o professor Tiago.

O evento foi voltado para pesquisadores e empresários que atuam com a robótica e aconteceu no Hotel Tropical Tambaú.

Por Priscila Monteiro, sob a supervisão de Jéssica Soares – estagiária de Jornalismo do CEAR/UFPB