www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

CEAR é um dos primeiros centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país a implementar OKR

Inspirados no objetivo de tornar ainda mais o Centro de Energias Alternativas - CEAR, referência na área de energias renováveis, firmamos parceria com a CoBlue, empresa especialista em OKR, nos tornando um dos primeiros centros de pesquisa do Brasil a implementar OKR para membros e alunos.

okr

 

 

De acordo com o vice-diretor do CEAR, Euler Macedo, é preciso fazer com que haja maior engajamento entre os colaboradores e o OKR tornou-se uma ferramenta para auxiliar o CEAR a fortalecer-se como exemplo em pesquisas, desenvolvimento e inovação na área de energias renováveis.
“Acredito que o OKR possa trazer todos os elementos faltantes para uma gestão hiperconectada para que o CEAR entregue ainda mais valor e projetos grandiosos a UFPB e a sociedade como um todo. O OKR oferece transparência, conexão multi-disciplinar entre equipes, foco em resultados e macro-gestão. E o CoBlue entrega tudo isso em forma de software para promover o engajamento do corpo docente e discente em prol do CEAR.”, detalha Ananda Ferreira, responsável pelo Business Partner da CoBlue.

Por isso, além de implementar o OKR para cerca de 50% dos professores que integram o CEAR, os alunos que estão trabalhando em projetos de iniciação científica, e empresa júnior SIE Soluções também terão a oportunidade de trabalhar com o modelo de gestão.

O OKR servirá para que nossos futuros pesquisadores, aprendam a definir suas prioridades, trabalhando em resultados-chave (KR) que os conduzirão ao seu Objetivo (O). “A ideia é que eles direcionem e criem OKRs para suas pesquisas”, explica Euler. “Pedi esse levantamento e
espero cadastrar uma média de 200 alunos”, conclui.

O modelo de gestão funcionará como uma ferramenta de comunicação interna, integrando as equipes a partir da formulação de objetivos relacionados à missão do CEAR de se transformar em marca reconhecida como Centro de referência em ensino de graduação e pós graduação,
desenvolvimento e inovação.

Tornando-se também, com o auxílio da CoBlue, uma importante ferramenta de desenvolvimento de performance para o CEAR. “Nascemos de um sonho formado na UFPB em 1973, com a criação do Laboratório de Energia Solar (LES), e se depender de nós, ele se manterá vivo até o alcançarmos”.