Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica realiza a defesa de dissertação de número 100

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE realizará nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro de 2020, a Defesa de Dissertação de número 100. Lorena Lorraine Oliveira Albuquerque, egressa do curso de Engenharia Elétrica da UFPB irá utilizar a videoconferência para realização da defesa.

oie m2uNeVefhg2T

No projeto de dissertação, orientado pelo professor Isaac Soares de Freiras, foi desenvolvido um trabalho baseado na expansão de sistemas distribuídos e o desenvolvimento da tecnologia de smart grid nas últimas décadas, e verificou-se que topologias bidirecionais estão se tornando cada vez mais usadas e capazes de controlar o fluxo de energia entre diversas fontes de energia e dispositivos de armazenamento como baterias. Com o intuito de contribuir para essa área, o trabalho propõe o modelo matemático para controle da malha de tensão e corrente de um conversor trifásico push-pull CC-CC ZVS-PWM alimentado em corrente. Esse conversor tem três portas, sendo duas bidirecionais e uma unidirecional e pode ser utilizado em diversas aplicações tais como sistemas de carregamento de baterias, células a combustível, mini redes isoladas. O controle proposto é capaz de inverter o fluxo de potência impondo ao indutor principal um valor de corrente mantendo a tensão em determinada porta mesmo com variações de carga. A estrutura de controle para cada caso é demonstrada, assim como a dedução das principais expressões matemáticas. Com o intuito de validar o funcionamento da estratégia de controle, foram realizadas simulações experimentais para um conversor com potência de 50W, tensão na porta 1 de 50V, tensão na porta 3 de 200V e frequência de comutação de 40 kHz.

A banca de dissertação será constituída pelos professores Dr. Fabiano Salvadori, Dr. Kleber Carneiro de Oliveira e Dr. Romero Leandro Andersen, todos da Universidade Federal da Paraíba.