Estudantes da 2ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica da UFPB participam da FEBRACE

Estudantes da 2ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica da UFPB apresentam suas pesquisas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias

Anderson de Andrade Vieira, estudante do Instituto Federal da Paraíba apresentou o projeto AQUÁRIO INTELIGENTE. O aluno foi um dos finalistas da 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) realizada no campus da USP em São Paulo durante os dias 11 a 14 de março de 2013. A pesquisa consiste de um controlador eletrônico das funções básicas de um aquário de peixes ornamentais. Este controlador realiza a alimentação automática dos peixes, através de um dispositivo eletromecânico, o controle da iluminação artificial e da temperatura. O resultado é um ambiente adequado à criação de peixes ornamentais.

Acesse o site da 2ª FEE da UFPB.

Caio Lüders de Araújo e Lucas Alcântara Pontes de Lemos, estudantes do GEO, e Rafael Oliveira Carvalho, estudante do IFPB apresentaram o projeto J.A.R.V.I.S “JARVIS , AUTOMATIZE REMOTAMENTE VIA INTELIGÊNCIA SISTÊMICA” que consiste em um sistema unificado para gerenciar aspectos residenciais (sistema de segurança, controle de água e energia e quaisquer aparelhos eletroeletrônicos) totalmente acessível e de fácil acesso em qualquer parte do mundo por qualquer computador, tablet ou smartphone através da técnica de responsividade.

As passagens aéreas e estadia em São Paulo foram fomentados pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nano e Micro Tecnologia (INCT NAMITEC, http://namitec.cti.gov.br/).

FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. São objetivos da Febrace: estimular novas vocações em ciências e engenharia por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão; e criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

Acesse o site da FEBRACE.

INCT NAMITEC

O INCT NAMITEC - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos, é um dos 123 institutos criados pelo Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT. Cada instituto tem um tema ou uma área de atuação claramente definidos, de interesse estratégico para o país. É uma continuação da rede Instituto de Milênio de mesmo nome e visa complementar os esforços do governo na política industrial para desenvolver a indústria de semicondutores. Financiado pelo CNPq e FAPESP, com um orçamento de mais de 7 milhões de reais em três anos, tem como instituição sede o CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, e conta com participação em rede de 23 instituições ao redor do país. O INCT NAMITEC tem como missão gerar, aplicar e disseminar conhecimentos de micro e nanoeletrônica, articulando competências para promover inovações que atendam às necessidades da sociedade. Ocupa posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, contemplando dois objetivos prioritários do desenvolvimento científico e tecnológico nacional: a) Tecnologias da Informação e Comunicação e b) Nanotecnologia.