2ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica (2ª FEE/UFPB/IFPB)

Convidamos todo a comunidade da UFPB a participarem da exposição de projetos da 2ª FEIRA DE CIÊNCIAS EM ENGENHARIA ELÉTRICA (2ª FEE) que ocorrerá entre os dias 14 e 15 de junho de 2013 na Estação Ciência Cabo Branco das 9h00 às 19h00.

Os temas de projeto deste ano foram DOMÓTICA, ROBÔS, BRAÇO MECÂNICO e GERAÇÃO DE ENERGIA. Em domótica, ou seja, automação residencial, uma equipe de estudantes do Departamento de Arquitetura da UFPB, coordenada pela graduanda Luana Stephanie, projetou e executou uma maquete em escala, denominada de CASA INTELIGENTE, em que os projetos de automação serão aplicados, por exemplo, controle de portão, janelas e ar condicionado via celular ou via Internet, medição inteligente de energia e água, entre outros. Já os robôs, serão utilizados em uma competição de labirinto e os braços mecânicos em uma competição de arremesso de bola em uma minicesta de basquete. Em energia, a feira terá vários projetos com energia solar. Além desses, vários outros projetos serão apresentados, em especial, o uso de um sensor cerebral e um aquário inteligente.

A 2ª FEIRA DE CIÊNCIAS EM ENGENHARIA ELÉTRICA (2ª FEE) é um projeto fomentado pelo Governo Federal (CNPq, CAPES, MEC, MCTI) e teve também apoio da empresa de tecnologia e multinacional AGILENT e da empresa de informática DATASONIC, sediada em Campina Grande.

O objetivo principal da 2ª FEE é a realização de ações motivadoras a fim de destacar alunos brilhantes do ensino médio, através da realização de experimentos científicos e tecnológicos, e incentivá-los a continuarem estudos mais avançados na graduação em engenharia. Assim, a meta da 2ª FEE é aumentar o ingresso de estudantes nos cursos de engenharia da UFPB, IFPB e UFCG, pois o Brasil tem uma escassez generalizada de profissionais de engenharia.

Os projetos foram elaborados por alunos de ensino médio selecionados de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa sob orientação de estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFPB e do IFPB. Para a realização dos experimentos, o Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB disponibilizou um laboratório exclusivamente para a feira com todos os equipamentos e materiais disponíveis para os feiristas e orientadores realizarem seus projetos.

Mais informações.